

PROGRAMA
COMUNICAÇÕES
A ANÁLISE DOS TEMAS ATUAIS DO SETOR E PERSPETIVAS FUTURAS
4 SALAS – 4 DIRETRIZES – 4 EIXOS DA SUSTENTABILIDADE





SALA PURPOSE
Inovação
• O papel da inovação na estratégia das entidades gestoras
• Obstáculos à inovação e forma de os contornar
• Fomento de uma cultura de inovação nas organizações
• Projetos inovadores: boas práticas, casos de estudo e resultados
Transição Digital
• Estratégias para uma transformação digital eficaz
• Inteligência Artificial no setor da água
• O papel da cibersegurança na resiliência dos sistemas
• O desafio das tecnologias emergentes na era da privacidade de dados
Eficiência Hídrica
• Perdas de água: boas práticas, casos de estudo e resultados
• Indicadores de gestão do balanço hídrico
• Os modelos de gestão e contratação para a redução de água não faturada
• A eficiência hídrica como nova origem e fonte de financiamento do setor
Afluências Indevidas
• Afluências indevidas: boas práticas, casos de estudo e resultados
• Indicadores de desempenho para afluências indevidas
• Modelos de gestão para a redução de afluências indevidas
• A gestão das águas pluviais e o impacto no planeamento urbano
SALA PROFIT
Gestão de Ativos
• A importância do conhecimento cadastral de ativos
• O novo ciclo necessário e urgente de investimentos no setor
• Investimento na gestão das águas pluviais
• Gestão de ativos: o balanço entre risco, custo e desempenho
Tarifas e Regulação
• Modelos de financiamento e tarifários
• Recuperação de custos no setor da água
• Regulação como ferramenta de desenvolvimento do setor
• Águas pluviais e ApR: gestão e fontes de financiamento
Gestão Sustentável
• A importância do controlo operacional na gestão integral do ciclo urbano da água
• Agregação dos municípios nos sistemas em baixa: desafios, oportunidades e obstáculos
• O modelo das concessões: resultados e oportunidades
• Eficiência energética em sistemas de abastecimento de água e saneamento
Medição, Faturação e Cobrança
• A importância da eficiência da medição e as novas tecnologias de medição
• A otimização do processo de faturação
• O processo da cobrança na otimização da receita
• Gestão de processos contenciosos: boas práticas, casos de estudo e resultados
SALA PEOPLE
Clientes
• Estratégias para o atendimento de excelência
• Integração no tecido social e na sociedade civil
• Os novos serviços no setor
• Acessibilidade económica: modelos de apoio social
Comunicação
• Como construir uma marca de serviço público
• A força da comunicação interna nas organizações
• A comunicação externa como ferramenta de transparência
• Planos de Comunicação para Emergência na qualidade da água para consumo humano
Gestão de Pessoas
• Alinhamento entre gestão de pessoas e estratégia organizacional
• Identificação, captação e retenção de talentos
• Capacitação de recursos humanos e transmissão de conhecimentos
• A formação profissional enquanto instrumento de valorização do colaborador e da organização
Educação Ambiental
• Workshops e roadshows de sustentabilidade
• Pedagogia para as novas gerações e a comunidade escolar
• Tendências da comunicação digital para a consciencialização e valorização da água
• Utilização de influenciadores na produção de conteúdos e humanização da mensagem
SALA PLANET
Alterações Climáticas
• Impactos das alterações climáticas nos sistemas hídricos
• Medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas
• Planos de contingência para emergências decorrentes de eventos climáticos extremos
• Proteção e diversificação das origens de água para enfrentar a escassez de água
Nature Based Solutions
• Adoção de soluções de base natural e valorização dos serviços de ecossistemas
• Integração das infraestruturas verdes e azuis no planeamento urbano
• Construção de water wise cities: a água como fator de afirmação das cidades
• Águas subterrâneas: gestão de aquíferos em qualidade e quantidade
Economia Circular
• Economia circular como veículo para a sustentabilidade das entidades gestoras
• Transformação das ETAR em fábricas de recursos
• Eficiência energética e produção de energia com base em fontes renováveis
• Reutilização de águas cinzentas e pluviais em edifícios para fins não potáveis
Qualidade da Água
• Novas fontes de água: a dessalinização e reutilização de água residual tratada
• A gestão da qualidade da água em praias e ribeiras
• Nova geração de Planos de Segurança da Água e do Saneamento
• Imposições e implicações das novas diretivas europeias
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES
Os participantes poderão propor comunicações que deverão enquadrar-se no âmbito dos temas anteriormente referidos. Só serão aceites comunicações se, pelo menos, um dos autores estiver inscrito no ENEG 2023. A apresentação oral dos trabalhos deverá, também, ser feita por um dos autores inscritos.
Prazos
- Envio de resumo alargado da comunicação: 11 de agosto
- Informação de aceitação da comunicação: 8 de setembro
- Envio do texto integral da comunicação: 9 de outubro
Caso o número de comunicações exceda de forma significativa o previsto, serão selecionadas as comunicações que poderão ser apresentadas sob a forma de poster.
Será disponibilizado aos participantes, no início do Encontro, o texto integral das comunicações em suporte digital.




