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PROGRAMA

COMUNICAÇÕES

A ANÁLISE DOS TEMAS ATUAIS DO SETOR E PERSPETIVAS FUTURAS

 

4 SALAS – 4 DIRETRIZES – 4 EIXOS DA SUSTENTABILIDADE 

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                    SALA PURPOSE 

 

Inovação

O papel da inovação na estratégia das entidades gestoras 

Obstáculos à inovação e forma de os contornar

Fomento de uma cultura de inovação nas organizações

Projetos inovadores: boas práticas, casos de estudo e resultados

 

Transição Digital

Estratégias para uma transformação digital eficaz 

Inteligência Artificial no setor da água

O papel da cibersegurança na resiliência dos sistemas

O desafio das tecnologias emergentes na era da privacidade de dados

 

Eficiência Hídrica

Perdas de água: boas práticas, casos de estudo e resultados

Indicadores de gestão do balanço hídrico

Os modelos de gestão e contratação para a redução de água não faturada

A eficiência hídrica como nova origem e fonte de financiamento do setor

 

Afluências Indevidas

Afluências indevidas: boas práticas, casos de estudo e resultados

Indicadores de desempenho para afluências indevidas

Modelos de gestão para a redução de afluências indevidas

A gestão das águas pluviais e o impacto no planeamento urbano

 

                        SALA PROFIT

 

Gestão de Ativos

A importância do conhecimento cadastral de ativos 

O novo ciclo necessário e urgente de investimentos no setor

Investimento na gestão das águas pluviais

Gestão de ativos: o balanço entre risco, custo e desempenho

 

Tarifas e Regulação

Modelos de financiamento e tarifários

Recuperação de custos no setor da água

Regulação como ferramenta de desenvolvimento do setor

Águas pluviais e ApR: gestão e fontes de financiamento

 

Gestão Sustentável

A importância do controlo operacional na gestão integral do ciclo urbano da água

Agregação dos municípios nos sistemas em baixa: desafios, oportunidades e obstáculos

O modelo das concessões: resultados e oportunidades

Eficiência energética em sistemas de abastecimento de água e saneamento

 

Medição, Faturação e Cobrança

A  importância da eficiência da medição e as novas tecnologias de medição 

A otimização do processo de faturação

O processo da cobrança na otimização da receita

Gestão de processos contenciosos: boas práticas, casos de estudo e resultados

                    SALA PEOPLE 

 

Clientes

Estratégias para o atendimento de excelência

Integração no tecido social e na sociedade civil

Os novos serviços no setor

Acessibilidade económica: modelos de apoio social 

 

Comunicação

Como construir uma marca de serviço público

A força da comunicação interna nas organizações

A comunicação externa como ferramenta de transparência

Planos de Comunicação para Emergência na qualidade da água para consumo humano

 

Gestão de Pessoas

Alinhamento entre gestão de pessoas e estratégia organizacional

Identificação, captação e retenção de talentos

Capacitação de recursos humanos e transmissão de conhecimentos

A formação profissional enquanto instrumento de valorização do colaborador e da organização

 

Educação Ambiental

Workshops e roadshows de sustentabilidade 

Pedagogia para as novas gerações e a comunidade escolar

Tendências da comunicação digital para a consciencialização e valorização da água

Utilização de influenciadores na produção de conteúdos e humanização da mensagem

                    SALA PLANET

 

Alterações Climáticas

Impactos das alterações climáticas nos sistemas hídricos

Medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas

Planos de contingência para emergências decorrentes de eventos climáticos extremos 

Proteção e diversificação das origens de água para enfrentar a escassez de água

 

Nature Based Solutions

Adoção de soluções de base natural e valorização dos serviços de ecossistemas

Integração das infraestruturas verdes e azuis no planeamento urbano

Construção de water wise cities: a água como fator de afirmação das cidades

Águas subterrâneas: gestão de aquíferos em qualidade e quantidade

 

Economia Circular

Economia circular como veículo para a sustentabilidade das entidades gestoras

Transformação das ETAR em fábricas de recursos

Eficiência energética e produção de energia com base em fontes renováveis

Reutilização de águas cinzentas e pluviais em edifícios para fins não potáveis

 

Qualidade da Água

Novas fontes de água: a dessalinização e reutilização de água residual tratada

A gestão da qualidade da água em praias e ribeiras

Nova geração de Planos de Segurança da Água e do Saneamento 

Imposições e implicações das novas diretivas europeias

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES

 

Os participantes poderão propor comunicações que deverão enquadrar-se no âmbito dos temas anteriormente referidos. Só serão aceites comunicações se, pelo menos, um dos autores estiver inscrito no ENEG 2023. A apresentação oral dos trabalhos deverá, também, ser feita por um dos autores inscritos.

 

Prazos

- Envio de resumo alargado da comunicação: 11 de agosto

- Informação de aceitação da comunicação: 8 de setembro

- Envio do texto integral da comunicação: 9 de outubro

 

Caso o número de comunicações exceda de forma significativa o previsto, serão selecionadas as comunicações que poderão ser apresentadas sob a forma de poster.

 

Será disponibilizado aos participantes, no início do Encontro, o texto integral das comunicações em suporte digital.

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Normas de Comunicações

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Normas de Resumos Alargados

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