top of page
AdobeStock_220079678 copy.jpg

PROGRAMA

GRANDE DEBATE

A RESPOSTA IMEDIATA PARA A EMERGÊNCIA DO SETOR

 

UM GRITO PELA ÁGUA! O QUE TEM DE MUDAR 

 

Não é novidade que o mundo está em mudança. A novidade reside na velocidade com que as mudanças ocorrem, e o setor da água não foge a esse paradigma. De um modo geral, as entidades gestoras de água terão de estar preparadas para uma legislação mais atenta e uma regulação mais escrupulosa, para fenómenos climáticos extremos, para uma transição das fontes de água e energia, para o envelhecimento das infraestruturas e para lidar com consumidores cada vez mais exigentes.

 

No entanto, fruto do bom comportamento das últimas décadas, a gestão da água continua a não ser enquadrada como um problema que tarda em ser devidamente dirimido no país, onde se insiste nos grandes ângulos dos sucessivos problemas de seca, das ocorrências de inundações e dos focos de poluição, e se deixa de fora a discussão dos planos estratégicos e dos projetos estruturais. Aceitamos que muito há ainda a fazer no lado da oferta, mas esquecemo-nos dos fundos necessários para esse efeito. E, do lado da procura, permitimos que o valor da água seja amplamente debatido na sua vertente de serviço público essencial, deixando que este se sobreponha, não raras vezes, ao valor da água enquanto recurso hídrico essencial à vida e estratégico para o país, desvalorizando o seu valor económico.

 

No grande debate do ENEG 2023, esta problemática será discutida por alguns dos principais rostos do setor, nomeadamente, o que tem de ser alterado no paradigma em que vivemos, para que a gestão da água passe a ser uma prioridade assumida por todos, quer a nível nacional, quer na escala local dos municípios.

Moderadora:  Estela Machado, Diretora de Informação e Programas, Porto Canal

 

Oradores:  Eduardo Marques, Presidente da Direção, AEPSA

José Furtado, Presidente do Conselho de Administração, Águas de Portugal

Marco Martins, Vogal do Conselho Diretivo, ANMP

Miguel Miranda, Administrador Executivo, AIRCentre

Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo, APA

Pascual Fernández, Presidente, Asociación Española de Abastecimientos de 

Agua y Saneamiento (AEAS)

Rodrigo Maia, Presidente da Comissão Científica, ENEG 2023/ FEUP

Rui Godinho, Presidente do Conselho Diretivo, APDA

Vera Eiró, Presidente do Conselho de Administração, ERSAR

Logo ENEG 2023_gota RGB.png
bottom of page